domingo, abril 24, 2011

THE WAKE

Artigo dedicado ao projecto The Wake, nascido no inicio dos 80 e que acaba por ser uma banda algo esquecida por terras lusas,
Claro, a minha aproximação inicial a este projecto veio por meio da audição do Som da Frente , aquando dos 1ºs lançamentos da banda, deixo para traz todos os dados biográficos, que facilmente encontraremos nos sites dedicados a esses termos.
Adianta aqui referir sim, o que a banda me fez sentir e a importância que teve na altura, reconheço que nas 1ªas audições não me alegraram, andávamos loucos com os trabalhos iniciais dos New Order e parecia-me que os The Wake, se colavam um pouco, mas depois  de ouvir com mais atenção, reparei que não, a musica  The Wake, era singela, perfeita, minimal, guitarras simples que criavam uma atmosfera envolvente e cativante, os vocais levavam-nos num embalo deveras perfeito e a continuidade das musicas iam sendo levadas a um ritmo limpido e a caracterizar o projecto de maneira a criarem o seu cunho, muito pessoal.
Sim, gravavam na Factory, teria que haver um ponto nivelado às bandas de topo e o som ouvindo-os agora, juntamente com os New Order do inicío, havia,realmente um ponto de contacto, mas apenas na qualidade evidenciada pelos dois projectos, a beleza por vezes soturna emergente nos seus temas.
O som, resumia-se assim um pequeno hipnotismo saudavel, transmitindo um sentimento de bem estar e deixar estar, era perfeito.
Alguns temas a reflectirem os melhores momentos.
Ao vivo/Manchester/Hacienda.

 

 

3 comentários:

  1. Gosto deles, mas é uma banda que acaba sempre por ficar para segundo plano quando chega a hora das minhas audições... Isso tem que mudar!

    E já agora obrigada Luís por me lembrares deles e desta minha terrível falha...

    ResponderEliminar
  2. (H), também já aconteceu isso comigo, com esta e outras que irei aqui postar, mas que acabam por ser bandas de 1ª.linha.
    E a função do Grey é um pouco isso, renascer alguns projectos que passaram mais ao lado por cá, mas que tiveram uma importância, muito grande.

    ResponderEliminar
  3. Um dos responsáveis do seu esquecimento também sou eu...

    Obrigado Luís pela "lembradura". E o Grey é como dizes: para renascer nas memórias projectos importantes...

    ResponderEliminar

Seguidores