segunda-feira, abril 18, 2011

Diamanda Galás em Leiria


Diamanda Galás abriu ontem em Leiria o Festival Fade In 2011. A cantora norte-americana de ascendência grega voltou a Portugal, após ter realizado um espectáculo uma semana antes na Guarda. Galás apresentou “The Refugee”, um conjunto de temas inspirados na canção “O Prosfigas”, que versa sobre a fatalidade dos exilados de Smyrna, durante o genocídio turco do povo grego em 1922. Foram também interpretados autores egípcios, gregos, espanhóis ou belgas como Jacques Brel.


Em poucos minutos, o Teatro José Lúcio da Silva encheu-se de público, o ambiente que se respirava fazia antever o Entremuralhas. O auditório tem óptimo aspecto, é bastante acolhedor e apresenta condições acústicas à altura de receber a Diva. Galás entrou e deixou o público completamente siderado. Com uma meia dúzia de fotógrafos a seus pés, mostrou-se algo incomodada, não conseguindo detê-los de tirar fotografias. Até que a certa altura se levantou e mandou um “Fuck off “ e os flashes apagaram-se. Se ainda restavam dúvidas de que Galás conjugava talento com espírito temperamental elas dissiparam-se naquele preciso instante.

Galás além de ser uma mulher carismática, mostrou-se durante todo o espectáculo espontânea e insubmissa, não só na música, mas também na sua atitude em palco. A entrega à palavra e à música é feita por inteiro, de corpo e alma, sem limites. Detentora de uma extensão vocal de fazer inveja a qualquer um, exorciza através da voz e do piano o mal e a raiva, como forma de libertação e de catarse. Houve partes incríveis, que com a ajuda técnica fez redobrar e ecoar a voz perpetuando o som numa outra dimensão espacial e temporal.

O concerto foi simplesmente fabuloso. E está tudo dito. O único senão foi o lugar em que fiquei, por ter a cauda do piano à minha frente, mas a perfomance de Galás conseguiu superar tudo.

A noite não acabou ali, prolongou-se em boa companhia no Beat Club, dia de Unknown Pleasures, dos Dj´s Broto Verbo e Lena Kat. Foi perfeito, dois em um. Grande som passa por ali!


Vejam as fotografias aqui no Hall of Mirrors.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que a noite demoníaca de Diamanda, correu de feição e que a perfomance esteve à altura.
    O obrigado pela review.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Manuela, sempre foste... que bom! Esta senhora é outra coisa ;) Beijinhos e fica aqui também o meu obrigada pela review.

    ResponderEliminar
  4. É verdade Olga e Luís foi muito bom. Muito embora pense que aquele momento com os fotógrafos tenha sido pouco feliz. Os fotógrafos pelos vistos tinham autorização para registar o concerto durante a primeira música e estavam ali a cumprir o seu papel com profissionalismo, mas Galás não os deixou estar mais do que dois minutos. Mas fora isso soube a pouco. Durou pouco mais de uma hora, com três encores e muita água pelo meio.mas tanta água que ela bebeu! Só visto, contado ninguém acredita!:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Manuela: Será que era àgua, ouàgua com sabor!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. ela tinha 4 garrafas de litro e meio preparadas... só bebeu uma...
    quanto aos fotógrafos... foi dito que só se podia fotografar a 1ª música... mas o barulho das máquinas estava, visivelmente, a incomodá-la... como ninguém ligou ao 1º aviso dela... o 2º aviso foi brutal.

    ResponderEliminar
  7. Pedro fiquei com a sensação que tinha bebido muito mais!Aliás até comentámos isso no fim do espectáculo. Nesse caso, já digo que deve ter sido por sugestão, por vermos tantas garrafas no palco...:)
    Convenhamos que os disparos das máquinas fotográficas em simultâneo produzem um ruído significativo, e num espectáculo de carácter mais intimista pode revelar-se mais perturbador, contudo não é nada a que Galas não esteja habituada...
    Esperemos que, com muitas ou poucas fotografias, continue a vir a Portugal e a dar muitos e bons concertos como este!

    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Manuela, foi o 4º concerto que vi dela... & foi o 1º onde vi fotógrafos junto ao palco.
    na semana anterior, no concerto em Guarda, penso que não houve direito a fotos. acho que ela aceitou por especial consideração pelo pessoal da fade in. ;)

    ResponderEliminar
  9. O pessoal do Fade In bem merece... Nesse caso está tudo justificado. ;)

    ResponderEliminar

Seguidores