segunda-feira, novembro 29, 2010

Mark Burgess - View From a Hill | Diário 1

Começar uma autobiografia com o relato da perda de dois filhos, é uma aposta arriscada, ainda mais se pensarmos que o livro contém perto de 600 páginas, mas também acaba por separar logo à partida qualquer ideia pré-concebida sobre o mesmo. Se Mark Burgess é conhecido, principalmente, por ser o vocalista, baixista e líder de uma das bandas de maior culto dos anos 80, nomeadamente os Chameleons, também é verdade que é uma pessoa como qualquer um de nós, vulnerável, imperfeito, humano, à mercê dos acasos estranhos da vida. Por isso mesmo, este livro acaba por ir além de uma mera biografia da banda, de uma pequena janela para mais um daqueles segredos muito mal guardados.

É preciso coragem para começar um livro assim, como é preciso coragem para contar e reviver tal episódio, nó no estômago, as páginas começam a passar pelos meus dedos e percebo como a história da dissolução da banda se cruza com tais momentos, como também percebo só agora, de onde parece surgir o nome de uma das faixas dos Black Swan Lane nunca editada em disco, de nome Joshua. Façamos um pequeno contextualizar desta última parte. Os Black Swan Lane são um projecto relativamente recente, com três álbuns já editados, e composto por várias pessoas, entre elas Mark Burgess.

Mal li as primeiras páginas, a ideia de um relato na primeira pessoa da minha experiência com este livro foi surgindo na minha cabeça, uma espécie de diário e evolução do que sinto, sem prazos definidos, até escrever a minha opinião final sobre o mesmo. E assim será, para quem estiver interessado, para seguir aqui, ou no meu blogue, em simultâneo.

Site oficial: http://www.chameleonsbook.com
Amazon: http://www.amazon.co.uk/View-Hill-Chameleons-Mark-Burgess/dp/0978765117

5 comentários:

  1. Das maiores curiosidades que o livro tem é compreender o contexto em que surgiram determinados acontecimentos: nomes de músicas, capas dos albuns, de onde vem Joshua (já vais aí ou sou eu que já ando esquecido?) e muitas outras coisas.

    Vai-nos pondo a par dos teus sentires. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Sim, iremos seguir ansiosamente pelos próximos capítulos. :)

    ResponderEliminar
  3. O nome Joshua aparece nas primeiras páginas do livro, quando ele fala dos nomes, por isso ainda vou muito no início. ;)

    Tive a ideia mal comecei a ler, não sei bem porquê, qualquer coisa nas palavras, de ir falando do livro aos poucos enquanto o lia, invés de escrever só algo no fim. Já tive essa sensação que o livro trará alguma luz a esses contextos que falam. :)

    A ver quando sairá o próximo, esperando que ajudemos nalguma coisa na divulgação do livro desta maneira. :)

    ResponderEliminar
  4. Não escrevi ainda as minhas memorias(ou será a mesma coisa coisa uma biografia???)... mas eu infelizmente sei o que é a mais terrível experiência, a pior dor humana que qualquer ser humano pode passar..... a mim aconteceu-me o mesmo..... perder duas filhas....
    desculpa foi um desabafo que não me conti.....

    abraço

    ResponderEliminar

Seguidores