quinta-feira, setembro 02, 2010

Rescaldo de Ataraxia no Festival Entremuralhas


E ali nos encontrávamos no cenário idílico do castelo, que servia de mote ao nome do festival e que pretendia dar evidência à música gótica e a toda a cultura que a envolve.
A expectativa para o concerto de Ataraxia era grande, devo confessar, e não podemos dizer que tenha saída defraudada, mas esperava mais. Para quem tinha conhecido a banda há relativamente pouco tempo e tinha gostado tanto, só ansiava por os ver actuar em palco. E ali estava Francesca Nicoli em todo o seu esplendor e com aquela voz evocativa inconfundível a prender as atenções de quem assistia. Que não restem dúvidas, para além de muito bonita é uma mulher com uma aura de magia que cativa e fascina imediatamente o público.



O som medieval fez-nos viajar para outros tempos e nisso a banda foi exímia, o lugar era o ideal, adequava-se na perfeição. Faltou um elemento fundamental da banda, Ricardo Spaggiari, o percussionista, que se fez notar para completar a sonoridade habitual.
O clima inspirado pela mãe natureza estava ali, no palco, bem patente por toda a encenação. Lamentavelmente Ataraxia não nos presentearam com as suas habituais coreografias.
Privilegiaram a apresentação do último álbum, dando lugar a temas anteriores inesquecíveis como Oduarpa, mas também apresentado já uma música do próximo trabalho.
Foi a primeira de muitas que ainda espero ver, já que eles vêm tantas vezes ao nosso país.
Um concerto muito agradável.



Vídeo e foto cortesia de André Leão.

8 comentários:

  1. Sem duvida um concerto onde a elegia à beleza esteve patente, muito agradável e a envolvente fantástica, o moderno da nossa era com o medieval do local.Fantásticoo concerto e o post.

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do post Manuela, muito bom mesmo, parabéns e já vi que se divertiram muito por lá (vi as fotografias do Facebook, ehhe)Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. (H), tivemos muita pena que não conseguisses ter vindo. Mas haverá mais oportunidades. E como o Fade In vai de certeza marcar mais concertos com aquela qualidade a que já nos habituou, podemos fazer uma reunião aqui por casa numa próxima oportunidade. :)

    Park, já agora Parabéns. Atrsados... :)

    ResponderEliminar
  4. Ouvi "ler" que te converteste... ;-)

    Estas atmosferas é que hoje me parecem um pouco "pesadas" mas isso é das "ondas"...

    Bom artigo!

    ResponderEliminar
  5. Foi pena não vocês não terem ido:(
    Pedro, são as bocas da reacção:p

    ResponderEliminar
  6. Más línguas, Manuela, más línguas..eheheh

    ResponderEliminar

Seguidores