The Durutti Column, banda Britânica de Manchester, formada no final dos anos 70 do século passado (mais precisamente em 1978), por Vini Reilly.
Ao que consta nos anais da música, a origem do seu nome vem de uma milícia anti-fascista, formada por anarquistas, da Guerra Civil Espanhola, conhecidos como "Coluna Durruti", líderados por Buenaventura Durruti.
Ao longo destes anos que já levo, tive oportunidade de assistir a três concertos da banda, sendo que o mais marcante foi o primeiro. Corria então o ano de 1988, em Lisboa, numa Aula Magna completamente cheia. Lembro-me de ter ficado de pé a ver o concerto. (alô Leo, alô Rui Zé)!
Muitas bandas tem ligações com Portugal, por uma ou outra razão e os Durutti Column são uma dessas bandas. Assim, dos vários álbuns editados, escolhi para este post um álbum também ele “especial” intitulado, “Amigos em Portugal”.
Editado em 1983, pela Fundação Atlântica (Companhia de Discos de Portugal), e gravado inteiramente em Paço d'Arcos. Disco que nasceu da boa relação de amizade que existia (e julgo que ainda existe) entre Vini Reilly e Miguel Esteves Cardoso.
1. Amigos em Portugal
2. Small Girl By A Pool
3. Lisboa
4. Sara e Tristana
5. Estoril à Noite
6. Vestido Amarrotado
Dedications for Jacqueline
7. Wheels Turning
8. Lies Of Mercy
9. Saudade
10. Games Of Rhythm
11. Favourite Descending Intervals
12. To End With