quarta-feira, julho 27, 2011

Rescaldo de Chameleons(vox) em Santo Tirso


No Sábado passado os Chameleons(vox) estiveram pela terceira vez no nosso país, desta vez para um concerto integrado no festival St Culterra, em Santo Tirso.

Apenas vi o espaço já com noite cerrada, mas deu para aperceber que era bastante bonito, com um lago e um anfiteatro, a fazer lembrar a Gulbenkian. Depois estava uma noite quentíssima, com uma temperatura ideal para se assistir a um concerto ao ar livre.

Como pontos negativos, apenas o som, que estava longe de ser perfeito nas primeiras filas (em que outro local poderia eu estar a assitir a um concerto dos Chameleons?), e o facto de me ter atrasado e chegar ao recinto já o Tears estava a meio.


Quanto ao concerto, este teve um alinhamento bastante semelhante ao que a banda tem tocado com esta formação, e com o nome Chameleons(vox). Mais uma vez foram extremamente competentes, e mostraram que a empatia com o público, criada no concerto do ano passado no Santiago Alquimista, continuou em Santo Tirso.

As músicas que mais me marcaram neste concerto (com muita pena minha não assisti ao Paper tigers), foram o Singing rule Britannia, que nem é uma das minhas favoritas, mas que foi tocada com uma grande pujança e ainda deu para meter um medley do Janie Jones (The Clash) e do Transmission (Joy Division) pelo meio, e o encore final com o Don´t fall, Monkeyland e o inevitável In shreds a ameaçarem rebentar com as grades de protecção que separava o público do palco.


Como curiosidade, refira-se que a quantidade de espanhóis no recinto, que estava muito bem composto, era bastante elevada e que apanhei os fans mais novos que alguma vez vi num concerto de Chameleons, devidamente artilhadas com um cartaz de apoio aos "Chams". Não foi indiferente ao Mark Burgess, que lhes dedicou o Second Skin.


Depois do concerto ainda deu para ir à after-party no Heavens (Porto), na qual, e como não podia deixar de ser, não faltaram alguns temas dos Chameleons.

Set list:
1. A person isn´t safe anywhere these days
2. Paper tigers
3. Up the down escalator
4. Tears
5. Nostalgia
6. Seriocity
7. In answer
8. Soul in isolation
9. Singing rule Britannia
10. Caution
11. Second skin
12. Swamp thing
13. Don´t fall
14. Monkeyland
15. In shreds



Texto: André Leão
Fotos: Manuela e André Leão

9 comentários:

  1. Reportagem perfeita!Acrescentaria eu, porque ainda não os conhecia pessoalmente e, não desfazendo os restantes elementos da banda, que o Mark é um simpático!Era só ver a satisfação dele quando lhe deste o bilhete do RRV de 83 para assinar.

    Obrigada André!;)

    ResponderEliminar
  2. Já percebi que foi uma noite em Grande e ainda bem, Excelente post.

    ResponderEliminar
  3. Mais um Grande Concerto.

    André, esse bilhete assinado pelo Mark, devia estar no Tickets...
    :)

    ResponderEliminar
  4. Penso que falta aí pelo menos um tema nessa setlist : o instrumental "i'll remember".

    ResponderEliminar
  5. Esta foi uma dúvida com que fiquei. Não me lembro de terem tocado o I'll remember, embora realmente esteja no set list...

    ResponderEliminar
  6. Tocaram o "I'll Remember" talvez a seguir ao "Seriocity". Lembro-me de cantarolar a harmonia mas o meu estado era mais de alucinado do que consciente. Aliás, foi por o terem tocado que voltei à carga com a velha questão do tema no final da música, no album. Não perguntei no back-stage, lá, e quando no dia seguinte lhes escrevi já não tive a resposta. Um dia responderão a isto, um dia...

    Apenas acho que faltaram chuveiros com balneários no final... :-)

    ResponderEliminar
  7. No "Soul In Isolation" ainda cantarolaram os Beatles, mas isso já é habitual...

    ResponderEliminar

Seguidores