domingo, janeiro 16, 2011

Chameleons ao vivo em Madrid



















Na passada Sexta-Feira tive oportunidade de assistir a mais um grande concerto dos Chameleons (ou Chameleonsvox, como preferirem). Não atingiu o brilhantismo do concerto de Lisboa de há 6 meses, não por culpa da banda, mas porque a audiência não estava tão calorosa como daquela vez (quem não se lembra do público a cantar ininterruptamente a melodia do Second Skin?).

O concerto estava marcado originalmente para a sala La Boite, mas devido à grande adesão, acabou por ser transferido para o Rock Kitchen, sala já conhecida por ter o volume de som demasiado alto e nem sempre nas melhores condições (o que também é habitual em Espanha). Daí que tivessemos passado por uma farmácia para comprar uns tampões para os ouvidos, e que muito jeito nos deram.

Quando entramos na sala, já os Eon estavam a tocar. Apesar de acarinhados pelo pouco público que tinha entrado, confesso que a banda não me disse nada. Rock puro, mas sem nada que os destinguisse das mil e uma bandas do género que por ai andam. Felizmente que tocaram pouco tempo.

Entraram então os Chameleonsvox, desta vez com um elemento adicional em relação ao concerto de Lisboa, um guitarrista nova-iorquino que se integrou muito bem no espírito dos companheiros. E o setlist começou logo em grande, com 3 das mais fortes músicas da banda, A person isn´t safe anywhere these days, Paper tigers e Pleasure and pain.

O alinhamento esteve mais uma vez muito bem equilibrado, a rodar algumas das melhores músicas dos 3 álbuns de origiais dos anos 80, dando ainda tempo para incluir 2 malhas míticas do primeiros tempos da banda, Nostalgia e o inevitável In Shreds, este já no encore.

Também não podia faltar o Second skin, que foi a última música antes do encore, embora sem o acompanhamento do público como em Portugal. Os portugueses que estavam na audiência ainda tentaram repetir esse momento, mas os espanhóis não foram na cantiga.

Enfim, foi um concerto bastante competente, e apenas tive pena de não ter seguido para Barcelona para acompanhar a 2ª noite em Espanha. Mas ai estiveram outros portugueses, e pode ser que consigamos também um resumo dessa noite. Aliás, o próprio Mark confessou-me que se iria encontrar com o Alcino em Barcelona...

Depois do concerto fomos para uma after party onde estivemos a conviver com a banda. Mais uma vez o som estava bastante manhoso, e o bar também não era dos melhores. No dia seguinte houve outra after party na qual também marcamos presença, desta vez numa discoteca com muito melhores condições, o Nocturno, embora o DJ tivesse conseguido escavacar as colunas (o que até foi um alívio para os ouvidos).

Setlist:
1. A person isn´t safe anywhere these days
2. Paper tigers
3. Pleasure and pain
4. Thursday's child
5. Nostalgia
6. Soul in Isolation
7. Tears
8. Seriocity
9. In answer
10. Singing rule Brittania
11. Second skin
12. Up the down escalator
13. In shreds
14. Don´t fall
15. Swamp thing


Chameleonsvox - Paper tigers (ao vivo em Madrid 14-01-2011)


Chameleonsvox - Tears (ao vivo em Madrid 14-01-2011)

12 comentários:

  1. André... mais um inesquecível concerto. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Nos próximos dias scaneio o bilhete e o papelinho do setlist... :)

    ResponderEliminar
  3. Boa André, já vi que foi + um fim de semana a abrasar com as peripécias do som à mistura, custa-me a creditar que com tanta evolução tecnológica, digital e tantos cursos de som, ainda se vá hoje em dia para salas onde o som não saia perfeito, incrível, mas verdade!

    ResponderEliminar
  4. Acho que aqui o problema está nos próprios espanhóis, que são todos surdos. Vais a um restaurante ou a um centro comercial e tens a musica de fundo em altos berros, e todos a gritar por cima da música para se fazerem ouvir... Nos concertos e nas discotecas é exactamente a mesma coisa. No bar onde fomos na 6ª, a musica estava tão alta que até distorcia. Na discoteca, a partir de certa altura as colunas simplesmente rebentaram... E foi o melhor que podia ter acontecido...

    ResponderEliminar
  5. Pelos vistos aí é em exagero, apesar de por cá também acontecer, vamos ver como sai o som Young Gods no Santiago!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. És um sortudo! Apesar de teres que ir para concerto de tampões nos ouvidos,parece que foi um fim de semana em Grande ;)

    Excelente artigo!Thanks.

    ResponderEliminar
  7. Thanks for sharing!!!!! greetings from LA!

    ResponderEliminar
  8. André,

    tenho que te dar os parabéns pelo teu profissionalismo pois escreveste o teu artigo sem demora! Se ao menos outros (eu) seguissem o teu bom exemplo... ;)

    Obrigada! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. (H), thanks :)

    Encontramo-nos em Swans?

    E tu Manuela, vens cá abaixo ver Swans?

    ResponderEliminar
  10. Não me parece André, embora gostasse muito. É uma altura um pouco apertada a nível de trabalho para mim.Na Casa da Música, é pena que calhe num domingo, mas vai dar um pouco ao mesmo mesma mim. Acho que ainda não vai ser desta que nos encontramos todos.:(

    Bjs ;)

    ResponderEliminar

Seguidores