sábado, outubro 30, 2010

Zola Jesus


Zola Jesus , ou melhor Nika Roza Danilova é califorrniana e tem 21 anos ( o nome vem pelo seu gosto pelo escritor Emile Zola). Um nome a registar. Uma coisa é certa, esta menina com uma voz, muito peculiar, poderosa e surpreendente veio para ficar e ainda vai dar muito que falar. Quem ainda não a conhece, não sabe o que está a perder.
Possui formação em ópera e estuda francês, russo e filosofia. Trabalha numa galeria de arte e ocupa o tempo livre a trabalhar em música, a dar concertos, e a fazer tudo o que está em seu poder para concretizar todas as suas ambições.
Cresceu a ouvir The Swans, Throbbing Gristle, Diamanda Galas Lydia Lunch, Residents ou SPK, música que o irmão lhe dava a conhecer. Antes de ela própria realizar as suas próprias descobertas e se aventurar ao piano dos pais e mais tarde nos sintetizadores.
Já deu a voz a projectos como os “Former Ghosts”, onde repartiu tarefas com Freddy Ruppert e Jamie Stewart dos Xiu Xiu, por exemplo com o tema "The Bull and The Ram”, mas também com projectos como “This Song Is A Mess But So Am I” ,“Burial Hex”, ou “LA Vampires”
A música de Zola tem uma sonoridade que mistura influências de vários estilos, com destaque para a música industrial e goth de bandas dos anos 80 como Siouxie and The Banshees, na voz ou Bauhaus e Cabaret Voltaire, nos arranjos e efeitos sombrios e minimalistas.
Em 2009 fez-se notar com os álbuns “The Spoils” e “New Amsterdam” e o EP “Tsar Bomba”. Mas foi este ano com o álbum "Stridulum II" que alcançou uma nova projecção. No dia 12 deste mês Zola fez anunciar um novo EP de quatro músicas, intitulado “Valusia”.
Recomendo uma audição atenta a todo o seu trabalho realizado até hoje, mas especialmente a “Stridulum II”, um dos grandes álbuns de 2010.
Aqui ficam dois vídeos para poderem confirmar, um dos temas de Zola Jesus do álbum “The Spoils” – “Clay Bodies” e “Night” do “Stridulum II”.


ZOLA JESUS "CLAY BODIES" MUSIC VIDEO from FUTURE PRIMITIVE FILMS on Vimeo.





Discografia

Website

6 comentários:

  1. Realmente gostei, as aproximaçoes vocais a Siouxsie sao demais evidentes, mas penso que a menina tem futuro, iria vela se nao viesse agora a Portugal e infelizmente integrada num festival de baixo nivel e incapaz, ficara para uma proxima.

    ResponderEliminar
  2. Manuela, Manuela, Manuela! Antecipaste-te, ohhhhhh ;)

    Esperemos que a "menina do momento" continue para ficar e que faça brevemente um concerto a solo no nosso país... em Lisboa de preferência :)

    ResponderEliminar
  3. (H)Olga esta menina "dá pano para mangas", e este é apenas um ponto de vista.Tudo fica em aberto.Ah a solo era tudo o que se queria, mas... no Porto de preferência;)

    ResponderEliminar

Seguidores