quinta-feira, junho 24, 2010

Pop Dell'Arte - Contra Mundum-2010


Emergentes nos meados dos 80 e num panoramo português "Grey", do qual eram exemplo bandas como (Sétima Legião, Croix Sainte, Essa Entende, Linha Geral, Mler If Dada), entre outros, os Pop Dell`Art, vieram de certa forma dar um pouco de côr ao ambiente, não deixando por isso de se inserirem no essencial, no grupo atrás mencionado.

A subversão, o carisma,o descontinuar de algumas regras existentes e a pura irreverência, fizeram deles um projecto à parte dentro da movida Lisboeta.
Sendo um projecto, algo fora do contexto para a altura, a sua extravaganza, ousadia musical e rebeldia social, deixaram marcas, não criaram o caos, mas andaram perto, no panorama musical.

A mensagem deixou assim marcas, a banda conseguia envolver e criou-se um projecto dificíl de agradar a muita gente, com uma maneira de pensar e agir muito próprias, editando o possível e o que "queriam".
Neste trabalho "Contra Mundum", o regresso aos originais em formato longo desde 2002, a banda desenvolve aqui para a maioria dos ouvintes, aquele trabalho maduro, consistente, reflectivo e diferente, sempre diferente, é aí o ponto quente Pop Dell`Art.

Alguma da "demência" benigna e bravia não estão tão evidentes como em registos anteriores, mas todo o carisma , brilho e loucura iminentes, são força do registo.

Resumindo, trabalho, quente, sóbrio, escorreito, eloquente a saber demonstrar como se ouve musica, junto ao ouvido, uma nova fase dirão alguns, penso que não, é Pop Dell Art`, ou seja sempre uma incógnita em cada registo, valendo assim cada qual pelo que apresenta no seu conteudo, não só musical, como tbém gráfico, uma pequena pérola.

Atenção a uma 1ª edição de 1000 exemplares muito bonita no design, aqui cabe a cópia nº 677, além de 5 audições perfeitas, para já.

5 comentários:

  1. Luis: grande review, para mais um bom disco dos Pop Dell Art.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que dificilmente não será o disco português do ano. Uma obra belíssima.

    ResponderEliminar
  3. É um excelente disco. Pop Dell'Arte no seu melhor ;)

    ResponderEliminar
  4. É pena, pois não estou a ver grandes coisas por cá, gosto de ESC, mas é um genero diferente e uma banda que grava na Alemanha, mas no nosso panorama, não vislumbro muitas coisas que se possam apelidar de originais, mas...

    ResponderEliminar

Seguidores