quarta-feira, julho 27, 2011

Rescaldo de Chameleons(vox) em Santo Tirso


No Sábado passado os Chameleons(vox) estiveram pela terceira vez no nosso país, desta vez para um concerto integrado no festival St Culterra, em Santo Tirso.

Apenas vi o espaço já com noite cerrada, mas deu para aperceber que era bastante bonito, com um lago e um anfiteatro, a fazer lembrar a Gulbenkian. Depois estava uma noite quentíssima, com uma temperatura ideal para se assistir a um concerto ao ar livre.

Como pontos negativos, apenas o som, que estava longe de ser perfeito nas primeiras filas (em que outro local poderia eu estar a assitir a um concerto dos Chameleons?), e o facto de me ter atrasado e chegar ao recinto já o Tears estava a meio.


Quanto ao concerto, este teve um alinhamento bastante semelhante ao que a banda tem tocado com esta formação, e com o nome Chameleons(vox). Mais uma vez foram extremamente competentes, e mostraram que a empatia com o público, criada no concerto do ano passado no Santiago Alquimista, continuou em Santo Tirso.

As músicas que mais me marcaram neste concerto (com muita pena minha não assisti ao Paper tigers), foram o Singing rule Britannia, que nem é uma das minhas favoritas, mas que foi tocada com uma grande pujança e ainda deu para meter um medley do Janie Jones (The Clash) e do Transmission (Joy Division) pelo meio, e o encore final com o Don´t fall, Monkeyland e o inevitável In shreds a ameaçarem rebentar com as grades de protecção que separava o público do palco.


Como curiosidade, refira-se que a quantidade de espanhóis no recinto, que estava muito bem composto, era bastante elevada e que apanhei os fans mais novos que alguma vez vi num concerto de Chameleons, devidamente artilhadas com um cartaz de apoio aos "Chams". Não foi indiferente ao Mark Burgess, que lhes dedicou o Second Skin.


Depois do concerto ainda deu para ir à after-party no Heavens (Porto), na qual, e como não podia deixar de ser, não faltaram alguns temas dos Chameleons.

Set list:
1. A person isn´t safe anywhere these days
2. Paper tigers
3. Up the down escalator
4. Tears
5. Nostalgia
6. Seriocity
7. In answer
8. Soul in isolation
9. Singing rule Britannia
10. Caution
11. Second skin
12. Swamp thing
13. Don´t fall
14. Monkeyland
15. In shreds



Texto: André Leão
Fotos: Manuela e André Leão

terça-feira, julho 19, 2011

LOVE - SÉTIMA LEGIÃO - TÃO SÓ

Um dos temas mais penetrantes dos Sétima Legião.
Bonito.

sábado, julho 16, 2011

ENTREMURALHAS-NITZER EBB-MOMENTO I

1º o Verão escaldante 86, depois o Outono e o Inverno logo a seguir a entrar em 87, o Bairro Alto sorria de alegria, às sextas à noite, Sabados de tarde e noite e Domingos de tarde, o extinto RockHouse, deu lugar à famigerada JukeBox e a continuidade dos sons fluiu, a aderência era muita, a sala nao muito grande, enchia sempre e havia sempre a mais gente a aparecer e entrar e outros a sair, mas os Nitzer Ebb onde cabem aqui !
Bem os Nitzer Ebb, eram uma força constante neste local, a sua força era visível, na afluência da pista e no empenho dos participantes, o tema "Murderous" era e sempre será o "movimento" com mais força desta banda e era este tema que fazia o nosso deleite, pois as novidades não chegavam facilmente por cá e se queríamos ouvir boa musica tinhamos que sintonizar um ou dois programas de rádio ou então ir a um ou dois locais no Ba, para o mesmo efeito.
Tudo isto para reflectir a força que os Nitzer Ebb tinham nas pistas e o sucesso daí decorrente, eles continuaram por outros locais, Café Concerto, Ocarina e de maneira insistente no Frágil, já nos anos 90, onde o tema "Control Im Here", juntamente com o HeadHunter de Front 242 eram os momentos altos das noites de fim de semana, resumindo não deixem de tentar ver Nitzer Ebb ao vivo, nunca os vi , mas quero ver, não é o concerto de uma vida, mas é quase.
Se a perfomance correr bem e o som ajudar, de certeza que será um momento único.
 

 

segunda-feira, julho 11, 2011

Militia

Ocasionalmente encontrei este projecto Belga, que me fez, rapidamente, recordar outros tempos.

MILITIA é uma banda de percussão industrial, fundada em 1989 na Bélgica, pelos multi-instrumentistas Frank Gorissen e Jo Billen. 

A maioria de seus instrumentos de percussão são feitos de barris de óleo, peças de metal de carros velhos, máquinas e material de sucata. 


Conjugam estes instrumentos “feitos por eles” com tambores convencionais e pratos. Os membros da banda desenvolvem também uma variedade de instrumentos de sopro e ferramentas. Nas suas performances aliam a música com a projecção de documentários e slides.

domingo, julho 10, 2011

IAMX - VOLATILE TIMES - 2011

Mais um disco, uma edição ltd, atraente no grafismo e um disco muito bem conseguido,muito definido, nos intentos, mostrando uma boa capacidade na construção e elaboração dos temas, com uns alicerces bastante sólidos e muito bem produzido.
Um disco a rodar ordenadamente, perfeito, fluído, as faixas cheias e energéticas, fazem deste trabalho um passo na consolidação deste projecto.4.25/5.
 
 

quinta-feira, julho 07, 2011

quarta-feira, julho 06, 2011

"Psycho Killer" Talking Heads




"Psycho Killer" é um clássico que dispensa apresentações. Tema sobejamente conhecido, composto e tocado por David Byrne (voz, guitarra) e Chris Frantz (bateria) quando a banda ainda se chamava “The Artistics". Em 1977 é editado no álbum de estreia da banda ” Talking Heads: 77 “. Mais tarde, surge uma nova versão do tema no álbum “Stop Making Sense”, ao vivo, aquando da última grande digressão da banda em 84. Esta deu origem a um filme, testemunho vivo da digressão, realizado por Jonathan Demme, cineasta conhecido pelo filme “Silêncio dos Inocentes”.

terça-feira, julho 05, 2011

Message “Dernière Nuit”

Não consegui encontrar muita informação dos Message, apenas sei que são Franceses, de Brive-la-Gaillarde (Limousin), que se formaram em meados dos anos 80 por Didier Brutus (voz, guitarra), J –Ph. Lavallée (bateria), Olivier Balet (teclados) e J.F. Saturnin (baixo). Que simplesmente lançaram um EP com 2 singles e que ainda produziram mais uns 2 temas, estando só disponíveis em compilações. Ah, e que gostavam dos The Chameleons.

“Dernière Nuit”
pertence a esse EP solitário e é um excelente tema, por isso aqui o deixo para escuta.

segunda-feira, julho 04, 2011

Austra - Feel It Break - 2011

Made in Canadá, um belissímo trabalho,que nos encaminha para uma luz , bastante luminosa e radiante. A voz singela e profícua, assim como arrojada, traduz-se num efeito deveras sedutor, que habitando com  outras "máquinas", resulta num conjunto, deveras original.
Um disco que espelha um alhear de uma determinada rotina. Cada tema joga como uma lufada de ar fresco, um trabalho elevado, a sorrir de contentamento no resultado final.
Todos ganhamos, com trabalhos destes, sem formalismos, que arriscam e vencem.Fundamental.4.5/5.

 

domingo, julho 03, 2011

Brian Eno & John Cale - Spinning Away

"Spinning Away" é um dos mais bonitos temas da dupla Eno / Cale.

Para ouvir... e voltar a ouvir...

sexta-feira, julho 01, 2011

LOVE - Collide - Euphoria

Julho a começar assim, Beautiful.

Seguidores